Mafiosa Cervejaria lança série de cerveja resgatando estilos da “Proibição”

Written by Gui Matheus on 21 de junho de 2017

O ano era 1920, entrava em vigor a Lei Seca Americana proibindo em todo o país a fabricação, transporte, importação e consumo de qualquer tipo de bebida alcoólica. Com o objetivo de acabar com problemas sociais, violência e pobreza, a lei esteve em vigor por 13 anos, mas o “tiro acabou saindo pela culatra”, e durante esse período o tráfico de bebidas foi controlado pela Máfia, que ganhou muito dinheiro e poder.
Antes disso o mercado de cerveja não era dominado por apenas 4 ou 5 grandes cervejarias, produzindo o mesmo tipo de cerveja (clara, leve e sem graça), mas sim por pequenas cervejarias locais, produzindo os mais variados estilos de cerveja. Estas não agüentaram o longo período de proibição e fecharam suas portas.
Com a revogação da lei, em 5 de Dezembro de 1933, apenas as cervejarias maiores que conseguiram sobreviver ao período de recesso, continuavam em condições de produzir. Para se ter uma idéia, no séc. XIX havia cerca de 2.700 cervejarias e em 1978 restaram apenas 45.
Muitos estilos de cerveja produzidos antes desse período acabaram esquecidos após a revogação da Lei Seca e só voltaram a aparecer com a revolução das artesanais nos anos 70 e o fortalecimento dos Homebrewers.

A Mafiosa resgatou dois desses estilos e criou duas receitas, Lawless – Pre Prohibition Porter e Lawless – Pre Prohibition Lager.

Lawless - Pre-Prohibition PorterLAWLESS – PRE-PROHIBITION PORTER 

A Porter chegou aos EUA com os imigrantes ingleses. Tradicionalmente fermentada com leveduras de alta fermentação e com adição de alguns ingredientes locais, como milho, melaço, abóbora, etc..
Os imigrantes alemães, ao longo dos anos 1800, começaram a fabricá-la utilizando seus métodos de baixa fermentação, em conjunto com os outros estilos já produzidos em suas cervejarias. Esse estilo de Porter teve início na Filadélfia e no começo do século XX se espalhou amplamente em todos os EUA. O resultado é uma Porter mais suave e menos amarga do que as atuais american porters, bem seca, e com um perfil limpo de Lager.
Seguindo a tradição, a Lawless – Pre-Prohibition Porter leva 10% de flocos de milho em sua receita. O lúpulo Cluster, variedade mais antiga nos EUA, é utilizado em toda a produção e foi fermentada utilizando leveduras de baixa fermentação. Com 5,9% de graduação alcoólica e 24 IBUs, é uma cerveja leve, com alto drinkability, notas de chocolate e frutas secas no aroma e sabor de malte lembrando caramelo e chocolate meio amargo. Harmoniza muito bem com carnes de porco, sobremesas com chocolate, defumados e embutidos, queijos amarelos.
Ela já está disponível e pode ser encontrada em barril ou garrafas de 500 ml.

MAFIOSA.lawles_lager_1LAWLESS – PRE-PROHIBITION LAGER

Uma versão do estilo German Pils, produzida por imigrantes alemães com maltes e lúpulos locais. Muito mais encorpada e lupulada do que as American Light Lagers que dominam o mercado. Foi extinta após a lei seca e retornou com os homebrewers nos anos 90. Originalmente levava até 20% de flocos de milho, com o objetivo de aumentar o seu teor alcóolico diminuindo o corpo da cerveja.
Durante a lei seca, o consumo de refrigerantes e bebidas mais doces era muito forte, quando ela foi revogada esse estilo mais amargo e encorpado não servia mais para os paladares dos consumidores americanos, com o tempo as cervejarias foram aumentando a carga de adjuntos e diminuindo a quantidade de lúpulos, com intuito de deixar a cerveja cada vez mais leve.
A Mafiosa Lawless – Pre-Prohibition Lager, leva 10% de flocos de milho em sua receita e além do tradicional lúpulo Cluster, muito usada na época, usamos também o Mt Hood, descendente dos lúpulos de Hallertau. Com 5,5% de graduação alcoólica e 38 IBUs, é uma lager clara e refrescante, com um amargor bem presente do lúpulo balanceando a doçura dos grãos. Harmoniza muito bem com comidinhas de boteco, aves, peixes e frutos do mar. Vai bem também com comidas apimentadas e queijos brancos maturados.
Ela está em produção e estará disponível na segunda quinzena de Julho, também em barril ou garrafas de 500 ml.

One comment on “Mafiosa Cervejaria lança série de cerveja resgatando estilos da “Proibição”


  1. Izilda Graciele Comis

    Adorei o nome (Mafiosa) quero conhecer.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você tem 18 anos ou mais?

Confirme sua idade: